terça-feira, 6 de abril de 2010

SLOW FOOD / Comer Lentamente

Atualmente, há um grande movimento na Europa, ou melhor no mundo inteiro, inclusive no Brazil chamado "Slow Food". A “Slow Food International Association”, cujo símbolo é um caracol. www.slowfoodbrasil.com é uma associação internacional fundada como resposta aos:

• efeitos padronizantes do fast food;
• do ritmo frenético da vida atual;
• ao desaparecimento das tradições culinárias regionais;
• ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação,
• na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.



O "Slow Food" segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 100.000 associados que formam e mantêm nosso movimento.


Movimento Slow Food
Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso. Esta é a filosofia do "Slow Food".
Fundado por Carlo Petrini em 1986, o "Slow Food" se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 132 países.
O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.
O "Slow Food" opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário